No início do mês de outubro, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), ocorreu o pré-lançamento do livro “A Economia Solidária no Brasil: uma análise de dados nacionais”. Elaborada pelo professor Luiz Inácio G. Gaiger e integrantes do Grupo de Pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa (Grupo Ecosol), a obra apresenta e analisa as principais informações provenientes do segundo Mapeamento Nacional de Economia Solidária e da primeira pesquisa amostral de abrangência nacional sobre sócias/os dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES).


Dividido em sete capítulos, o livro proporciona uma visão geral da Economia Solidária no país, com base nas características principais dos EES e nos dados preliminares da pesquisa amostral sobre seus sócios e sócias. No segundo Mapeamento, finalizado em 2013, foram levantadas informações de quase 20 mil empreendimentos, em sua maioria (60%) associações. A outra pesquisa, realizada através da aplicação de um questionário, nas cinco regiões do país, traz detalhes de quase 3 mil pessoas associadas aos EES e mostra os impactos gerados por sua participação na Economia Solidária.


O volume é um dos produtos finais do Projeto SIES, que teve como objetivo a atualização e ampliação do Sistema de Informação em Economia Solidária (SIES). Desenvolvido pelo Grupo Ecosol em convênio com a Secretaria Nacional e Economia Solidária (SENAES), o Projeto originou outros materiais de divulgação, entre eles o Atlas Digital, dispositivo que apresenta os dados gerais do Mapeamento por meio de tabelas, gráficos e mapas. Ao lado disso, o livro-álbum “As faces da Economia Solidária no Brasil”, em versão digital (acesse aqui) e impressa, mostra os registros fotográficos dos entrevistadores que participaram da pesquisa sobre o perfil dos integrantes dos EES.


Essas e outras ferramentas podem ser acessadas aqui no site do Projeto. Os livros, “A Economia Solidária no Brasil: uma análise de dados nacionais” e “As faces da Economia Solidária no Brasil”, serão distribuídos gratuitamente pela SENAES. Em seu primeiro lançamento no Brasil, serão apresentados na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 11 de novembro, às 16h, com sessão de autógrafos às 18h do mesmo dia.