Foi lançado no Dia Nacional de Economia Solidária o FBES, em parceria com a Cooperativa EITA, a atualização completa dos empreendimentos de economia solidária na plataforma Cirandas.net.

Hoje o Cirandas conta com mais de 22 mil empreendimentos de economia solidária que podem interagir e ter sua página na internet no sistema, destes, mais de 280 empreendimentos foram indicados diretamente pelos fóruns estaduais e os demais foram atualizados a partir do mapeamento de economia solidária finalizado em 2013.

Esta atualização foi realizada a partir da parceria do FBES com a Cooperativa EITA (Educação, Informação e Tecnologia para a Autogestão), com apoio da Unisinos e da Senaes.

Agora, todos os empreendimentos solidários mapeados e indicados pelos fóruns podem ativar seus sites, com acesso a um espaço virtual para mostrar seu trabalho, catálogo de produtos e serviços, sistema de pedidos online, divulgação junto as redes sociais, entre outros.

Para saber a lista de empreendimentos inseridos acesse em http://www.cirandas.net/search/enterprises

Ativar o site dos empreendimentos é fácil, a maioria recebeu orientações por e-mail, ou então, basta enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. indicando o nome e cidade/UF do empreendimento.

No dia 15 de março haverá um mutirão virtual de ativação dos sites dos empreendimentos solidários, além de atividades presenciais junto aos fóruns estaduais de SP, RS, RJ, MG e BA.

Os empreendimentos também podem solicitar parceria com os Pontos de Apoio Cirandas, os formadores e formadoras que se disponibilizam a realizar atividades formativas sobre o Cirandas. Para isso acesse contatos pelo contato mais próximo na listagem: http://www.cirandas.net/cirandeiros/lista-de-pessoas-que-fizeram-o-curso-de-formacao-no-cirandas

 

Saiba Mais

O Cirandas.net é uma iniciativa do FBES de uma rede social e econômica que visa a promoção da articulação social, política e econômica entre atores do movimento de economia solidária e destes com o público em geral (consumidores e simpatizantes). Possui os perfis de usuário individual, comunidade, empreendimento solidário, e futuramente o de rede de empreendimentos solidários. Enquanto os usuários e comunidades podem ser livremente criados, os empreendimentos e as redes passam por processos de validação, definidos e atualizados pelo FBES. Hoje, a atualização ocorre por indicação dos fóruns estaduais e pelo mapeamento nacional de economia solidária, a cada ano haverá a abertura para que os fóruns estaduais indiquem novos empreendimentos solidários interessados em entrar na plataforma.

Convidamos todos os militantes do movimento de economia solidária a se somarem no mutirão para mobilizar os empreendimentos de economia solidária a acessarem suas páginas no Cirandas.net, o que requer telefonar para a base dos empreendimentos solidários mapeados e indicados pelos fóruns estaduais.

A visibilidade da economia solidária e seu avanço na comercialização dependem que cada empreendimento solidário possa se apropriar das ferramentas necessárias para expressão e comunicação, como é o caso do Cirandas.net.

Dezenas de formadoras e formadores Cirandas estão também neste mutirão realizando ligações aos empreendimentos solidários para explicar sobre o acesso a página no Cirandas. No entanto, a quantidade de empreendimentos é muito grande, pois o Cirandas tem hoje uma base de dados com mais de 19 mil empreendimentos que podem ativar suas páginas para divulgar seu trabalho, mostrar seus produtos e serviços e receber pedidos online na plataforma.

Então, os interessados a se somarem neste grande e importante mutirão devem enviar seus contatos de email, cidade, estado e telefone para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , que enviaremos orientações para a mobilização.